quarta-feira, 31 de maio de 2023

Centro Social e Paroquial de Recarei - apresentação do livro "A girafa que comia tudo"

 No dia 12 de Abril, a convite do Centro Social e Paroquial de Recarei, apresentei o livro "A girafa que comia tudo" aos alunos da creche. Sendo professora do 1º ciclo e mais habituada com crianças num estágio de desenvolvimento mais avançado, houve necessidade de algum trabalho de pesquisa de forma a adaptar estratégias a crianças mais novos.


Os primeiros anos de vida de uma criança, são marcados por grandes descobertas e transformações. É nessa fase que começa a entender o mundo em que vivem, aprende a lidar consigo mesmo e com os outros. O desenvolvimento infantil, engloba aspetos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Para um bom desenvolvimento, a criança precisa de um ambiente acolhedor, estimulante, ou seja, um bom livro.

A prática da leitura é extremamente importante para estimular e até mesmo acelerar o desenvolvimento cognitivo, lógico e crítico da criança, além de despertar sua imaginação.

Quando ouve uma história, a criança sente parte da narrativa, imagina os cenários e personagens, e aprende lições importantes, que levará para toda a vida.

É também o seu primeiro contacto com as letras, o alfabeto e o fantástico universo da leitura.

Nos primeiros 2 anos de vida, é possível expô-la à língua e ajudá-la a desenvolver áreas semânticas do cérebro, ou seja, áreas que ligam as frases aos seus significados, formando um quadro mental imaginativo. É na linguagem, segundo Vigotstky que a criança vai construindo a sua representação mental do mundo que a rodeia e no contacto com o outro.

Leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa. Os benefícios estendem-se para o fortalecimento de vínculos afetivos, quando o momento é compartilhado, e para as habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles.

Através da contação de histórias e, mais tarde, da alfabetização, a literatura estimula diferentes habilidades nas crianças. Os livros apoiam o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, por exemplo. A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, e não deve ser algo imposto. 

As crianças nesta idade encontram-se, segundo Piaget (1977), nos seguintes estágios de desenvolvimento

Desenvolvimento cognitivo:

       Olha para as pessoas dentro do seu campo de visão.

       Fase da descoberta! O bebé está mais atento às pessoas e ao que se passa em seu redor. Volta a cabeça instantaneamente quando ouve um barulho.

Desenvolvimento da linguagem:

           Emite sons compostos por uma ou duas sílabas.

           Emite sons para transmitir emoções.

           Reage, vocalizando e virando a cabeça, como reação aos sons que a rodeiam.

           Dá gargalhadas.

Desenvolvimento emocional

       Consegue manipular muito bem

       Adora objetos que emitam sons.

       Levanta as mãos e estende os braços para tocar nas pessoas ou objetos.

Desenvolvimento social

       Reage negativamente face a estranhos a partir dos 7 meses.

       É amistoso com estranhos a não ser que o assustem ou não esteja presente nenhum adulto que lhe seja familiar.

       Gosta de brincar com brinquedos e pessoas.

       Gosta que leiam para ele.

Escolher um livro que se adeque a esta faixa etária acabou por não ser tão complicado. Apesar do livro “A girafa que comia tudo” ser uma coletânea de poemas, após esta pesquisa tornou-se claro que a estratégia usada para chegar aos mais pequenos deveriam partir dum conjunto de atividades motivadoras, acolhedoras e sobretudo estimulantes. Algo que apelasse aos sentidos – sons, ruídos, cores, músicas, gestos…tudo de forma a captar a atenção deste ovem público.


Foi escolhido o poema “A princesa pop star”, poema nº 13 da página 18 do livro que foi esmiuçado de forma que as crianças compreendessem e assimilassem a história à medida que ia sendo lida. O poema foi dividido em quadras, às quais foram correspondidas imagens apelativas. Ao todo foi associada a música de fundo infantil “À la claire Fontaine”, música tradicional infantil francesa. As rimas foram enfaticamente dramatizadas e exploradas, apresentadas em material colorido, com ilustrações grandes e chamativas, sendo que foi notória a atenção por parte das crianças ao longo de todo o poema. Os sons, as cores, a música, a voz modelada, ajudaram a cativar as crianças que acompanharam a história, com repetições de palavras, de gesto, sorrisos, saltinhos…

Evidentemente, houve necessidade inicialmente dum acolhimento com uma canção de Bons Dias, tendo terminado a apresentação com uma “suposta” canção da Princesa, já conhecida dos meninos “Gosto de flores” por coincidir com a época da primavera.

As crianças puderam observar e replicar gestos e com portamentos, explorando oportunidades lúdicas, de forma a incorporar a leitura na rotina da criança.

 


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