terça-feira, 6 de junho de 2023

O senhor do seu nariz - caligramas

 


Obra do PNL e das metas curriculares de português do 1º ciclo, esta obra encantadora leva o leitor a enveredar por caminhos fantásticos de magia e feitiços. Ao mesmo tempo apresenta um problema bem real, a diferença, a exclusão, o isolamento. Apresenta a história de um rapaz condenado a carregar desde a nascença um nariz do tamanho de um chouriço e que, aos poucos, transforma a sua desgraça em graça, a desistência em resiliência.

A turma do 3º B trabalhou a história, descobrindo uma história de fantasia, mas tantas vezes vivida nas escolas.

No final, realizaram um caligrama a partir da capa da história com frases referentes à história. 




 

 

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Projeto Ciências em movimento

 


 

PROJETO CIÊNCIAS EM MOVIMENTO

 

O projeto Ciências em Movimento já se encontra “em movimento” na Escola Básica de Recarei desde o início do ano letivo.



O projeto tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da preservação do ambiente, através da reciclagem e reutilização de materiais, evitando o desperdício. Assim, após uma primeira fase de sensibilização, os alunos da escola encontram-se neste momento a construir objetos de decoração com utilidades práticas e escolares variadas, a partir da recolha e reutilização de plástico, vidro e cortiça




 

As lembranças construídas puderam ser adquiridas na feira de São Martinho no dia 11 de novembro na própria escola.

A par destas atividades foram ao longo dos períodos realizadas ações de sensibilização pela Ambisousa sobre reciclagem e compostagem. 

Cada período foi dedicado a um determinado tipo de reciclagem. O primeiro período foi dedicado à reciclagem de papel, em que cada turma descobriu os processos de reciclagem, metendo a mão "na massa", o segundo à reciclagem de plástico e e o terceiro ao vidro. Foi feito reaproveitamento dos diferentes materiais convertendo-os em objetos novos de decoração ou mesmo utilitários.

 

quinta-feira, 1 de junho de 2023

Semana dos afetos

 


Na semana dos afetos, festejou-se na escola o Dia de S. Valentim. E embora a atividade seja sempre mais destacada na área de inglês e do pré-escolar, houve direito a comemoração em todas as turmas.

Nessa semana a biblioteca associou-se à comemoração. Para celebrar este dia, durante a semana, a hora do intervalo foi destinada à construção de um painel com corações elaborados pelos alunos. Foi disponibilizado aos alunos material de pintura para ilustrarem os corações de várias formas.

O resultado final foi a construção do painel afixado na biblioteca com os trabalhos dos alunos.


Semana da leitura - Os três porquinhos

 

Semana da leitura

À semelhança do ano letivo anterior, este ano tive oportunidade de dinamizar a semana da leitura nos Centros escolares de Recarei e Sobreira, fazendo a apresentação duma nova versão do conto “Os três porquinhos” atualmente em impressão.


A apresentação foi dirigida ao pré-escolar e ao 1º ciclo, sendo que as estratégias foram diferenciadas atendendo às diferentes faixas etárias dos alunos.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar na dramatização integrando o elenco e desempenhando o papel dos três porquinhos, da mãe e do lobo, as personagens integrantes da história.


Foi um momento divertido de promoção do gosto pela leitura e de contacto com obras literárias do património nacional e internacional.


 

A girafa que não comia nada

Após fazer a leitura e interpretação do poema "A girafa que comia tudo" foi lançado à turma do 2ºA o desafio de escrever um poema intitulado "A girafa que não comia nada". O texto elaborado em grupo foi o seguinte:

A GIRAFA QUE NÃO COMIA NADA

 Era uma vez uma girafa

Que não comia nada.

Vivia triste na savana

Sonhava com uma empanada.

 

A vida não era nada bela

Foi então falar com a gazela:

- Diga-me lá querida senhora

Tem aí alguma cenoura?

 

A gazela ficou espantada

Com tamanha magreza.

- Só tenho cenoura enlatada!

Respondeu ela com firmeza.

 

A fome já era tanta

Que a girafa desmaiou.

A gazela foi buscar uma fanta,

Mas nem assim acordou!

                                                                                     2ºA

A imaginação e criatividade no seu melhor!

A construção do poema foi complementada com a ilustração duma girafa magrela com materiais reutilizados.


O painel com as girafas fez parte posteriormente da exposição na escola no Dia Eco Escolas.

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Convite para apresentação "A girafa que comia tudo"

 


A princesa pop star - poema contado aos mais pequenos

 Poema "A princesa pop star" retirado do livro "A girafa que comia tudo" contado a crianças da creche.















Centro Social e Paroquial de Recarei - apresentação do livro "A girafa que comia tudo"

 No dia 12 de Abril, a convite do Centro Social e Paroquial de Recarei, apresentei o livro "A girafa que comia tudo" aos alunos da creche. Sendo professora do 1º ciclo e mais habituada com crianças num estágio de desenvolvimento mais avançado, houve necessidade de algum trabalho de pesquisa de forma a adaptar estratégias a crianças mais novos.


Os primeiros anos de vida de uma criança, são marcados por grandes descobertas e transformações. É nessa fase que começa a entender o mundo em que vivem, aprende a lidar consigo mesmo e com os outros. O desenvolvimento infantil, engloba aspetos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Para um bom desenvolvimento, a criança precisa de um ambiente acolhedor, estimulante, ou seja, um bom livro.

A prática da leitura é extremamente importante para estimular e até mesmo acelerar o desenvolvimento cognitivo, lógico e crítico da criança, além de despertar sua imaginação.

Quando ouve uma história, a criança sente parte da narrativa, imagina os cenários e personagens, e aprende lições importantes, que levará para toda a vida.

É também o seu primeiro contacto com as letras, o alfabeto e o fantástico universo da leitura.

Nos primeiros 2 anos de vida, é possível expô-la à língua e ajudá-la a desenvolver áreas semânticas do cérebro, ou seja, áreas que ligam as frases aos seus significados, formando um quadro mental imaginativo. É na linguagem, segundo Vigotstky que a criança vai construindo a sua representação mental do mundo que a rodeia e no contacto com o outro.

Leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa. Os benefícios estendem-se para o fortalecimento de vínculos afetivos, quando o momento é compartilhado, e para as habilidades socioemocionais, uma vez que, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e a tentar lidar com eles.

Através da contação de histórias e, mais tarde, da alfabetização, a literatura estimula diferentes habilidades nas crianças. Os livros apoiam o desenvolvimento da linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, por exemplo. A leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia das crianças, e não deve ser algo imposto. 

As crianças nesta idade encontram-se, segundo Piaget (1977), nos seguintes estágios de desenvolvimento

Desenvolvimento cognitivo:

       Olha para as pessoas dentro do seu campo de visão.

       Fase da descoberta! O bebé está mais atento às pessoas e ao que se passa em seu redor. Volta a cabeça instantaneamente quando ouve um barulho.

Desenvolvimento da linguagem:

           Emite sons compostos por uma ou duas sílabas.

           Emite sons para transmitir emoções.

           Reage, vocalizando e virando a cabeça, como reação aos sons que a rodeiam.

           Dá gargalhadas.

Desenvolvimento emocional

       Consegue manipular muito bem

       Adora objetos que emitam sons.

       Levanta as mãos e estende os braços para tocar nas pessoas ou objetos.

Desenvolvimento social

       Reage negativamente face a estranhos a partir dos 7 meses.

       É amistoso com estranhos a não ser que o assustem ou não esteja presente nenhum adulto que lhe seja familiar.

       Gosta de brincar com brinquedos e pessoas.

       Gosta que leiam para ele.

Escolher um livro que se adeque a esta faixa etária acabou por não ser tão complicado. Apesar do livro “A girafa que comia tudo” ser uma coletânea de poemas, após esta pesquisa tornou-se claro que a estratégia usada para chegar aos mais pequenos deveriam partir dum conjunto de atividades motivadoras, acolhedoras e sobretudo estimulantes. Algo que apelasse aos sentidos – sons, ruídos, cores, músicas, gestos…tudo de forma a captar a atenção deste ovem público.


Foi escolhido o poema “A princesa pop star”, poema nº 13 da página 18 do livro que foi esmiuçado de forma que as crianças compreendessem e assimilassem a história à medida que ia sendo lida. O poema foi dividido em quadras, às quais foram correspondidas imagens apelativas. Ao todo foi associada a música de fundo infantil “À la claire Fontaine”, música tradicional infantil francesa. As rimas foram enfaticamente dramatizadas e exploradas, apresentadas em material colorido, com ilustrações grandes e chamativas, sendo que foi notória a atenção por parte das crianças ao longo de todo o poema. Os sons, as cores, a música, a voz modelada, ajudaram a cativar as crianças que acompanharam a história, com repetições de palavras, de gesto, sorrisos, saltinhos…

Evidentemente, houve necessidade inicialmente dum acolhimento com uma canção de Bons Dias, tendo terminado a apresentação com uma “suposta” canção da Princesa, já conhecida dos meninos “Gosto de flores” por coincidir com a época da primavera.

As crianças puderam observar e replicar gestos e com portamentos, explorando oportunidades lúdicas, de forma a incorporar a leitura na rotina da criança.

 


terça-feira, 30 de maio de 2023

Reciclar é ganhar...VIDA

 

Reciclar é ganhar…VIDA


No Centro escolar de Recarei, este primeiro período a palavra de ordem tem sido reciclagem. Inseridas no projeto Ciências em Movimento em articulação com o Eco Escolas, as atividades deste projeto têm sido desenvolvidas no âmbito da sustentabilidade tendo sido promovidas ações de sensibilização no campo da reciclagem. Este período fomos incentivados a reciclarem papel, plástico e vidro, para reaproveitá-los construindo novos produtos. O projeto iniciou com uma ação de sensibilização da Ambisousa, em que as oradoras explicaram a todos os alunos da escola as funções da estação de triagem e do aterro destacando a importância e necessidade de reciclar para o Planeta. De seguida, todo o trabalho de reciclagem foi planeado de acordo com as atividades do Plano Anual de Atividades da Escola de modo a rentabilizar os recursos usados e encontrar novas funcionalidades.

Na feira de S. Martinho vendemos frasquinhos de vidro, recolhidos por nós e que foram ilustrados dando origem a peças de decoração originais. Foram aproveitados restos de novelos de lã, transformados em bolsas para telemóveis ou estojos, e restos de folha EVA para enfeitar lápis e canetas. Para recolher o material necessário à reconstrução de novos produtos foram construídos Ecopontos, onde podemos diariamente colocar o material trazido de casa.

Os presentinhos de Natal foram construídos com tampinhas de garrafas.


Os alunos do pré-escolar descobriram os prazeres da reciclagem de papel, participando ativamente em todas as etapas do processo. O papel reciclado vai ser usado para postais de Natal.

 


Foi construído um pinheiro de Natal original com caixas de ovos e que se encontra no nosso átrio. A decoração ficou a cargo dos alunos da escola.

Para alem disso, lemos histórias como “Uma embalagem na mão” e visualizamos vídeos sobre reciclagem. No final deste período, sentimos que estamos mais responsáveis e preparados para ajudar o Planeta. Aguardamos agora pelas atividades do 2ºperíodo com plástico.

 

Professora Lurdes Gonçalves e alunos do 3ºB

Obra da semana - O gato xadrez

 O gato Xadrez de Bia Villela



No âmbito do projeto de educação literária levado a cabo este ano escolar no centro escolar de Recarei, todas as semanas têm sido explorada uma obra literária, com apresentação às turmas mediante disponibilidade das educadoras e professoras titulares de turma. Esta semana foi dedicada ao conto "O gato xadrez" de Bia Villela, uma obra maravilhosa para despertar os sentidos, os valores como a diferença e aceitação.

Para além da dimensão psicológica, social e emocional, o jogo de linguagem proporcionado pelas rimas leva os alunos a contactar com o texto poético de forma lúdica e divertida, identificando e assimilando características desta tipologia de texto, desde tenra idade. ótima estratégia para trabalhar as cores com os mais pequenos. Fica a sugestão!







Tertúlia Literária