terça-feira, 30 de maio de 2023

Reis Magos no Centro Escolar de Recarei

 

Reis Magos em visita no Centro Escolar de Recarei

 

Nos dias 5 e 6 de janeiro, os Reis Magos visitaram o centro Escolar de Recarei.


Numa ação dinamizada pela Professora Lurdes Gonçalves, alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo fizeram uma visita à Biblioteca da escola onde descobrimos a fantástica história dos três Reis. Visualizamos um vídeo sobre a história original, descobrindo a história por trás da lenda. Localizamos geograficamente as cidades de Belém, Jerusalém e Israel.

Descobrimos características físicas dos vários continentes, nomeadamente os povos dos continentes europeu, asiático e africano, na representação dos três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltasar. Debateu-se ainda os meios de transporte usados naquela época. Ficamos a saber que os reis Magos não eram mágicos, mas provavelmente astrólogos ou astrónomos que estudavam os céus, planetas, estrelas e cometas.


Ficamos a conhecer um pouco da biografia do rei Herodes. Herodes I, o Grande (73-04 a.C.) foi rei da Judeia (localizada onde hoje é o sul de Israel) entre 40 e 4 a.C. Durante seu reinado impulsionou o desenvolvimento da região, construiu diversas obras públicas e reconstruiu o templo de Jerusalém. Era um rei cruel. Foi o mandante da matança dos inocentes, por ocasião da visita dos reis magos. Temendo perder a coroa para o recém-nascido Jesus, ele teria mandado matar, em Belém, todos os meninos com menos de dois anos de idade. No fim da vida, paranoico e sofrendo de doença degenerativa, Herodes assassinou três de seus filhos e inúmeros rabinos.


Foi interessante descobrir também a simbologia da cada um dos presentes oferecidos pelos reis magos ao menino Jesus, o ouro que simboliza a nobreza, o incenso, a divindade e a mirra, o sofrimento, mas essencialmente foi muito interessante descobrir a origem e função de cada um destes objetos. Descobrimos que o ouro é um minério raro e valioso, que o incenso e a mirra são plantas e que a mirra tem poderes medicinais sendo usada naqueles tempos como emplastros para curar feridas ou ainda fazer chá. No final, para “coroar” a atividade cantamos e coreografamos uma canção alusiva aos Reis.

Como não podia deixar de ser, construímos as tradicionais coroas de Reis, pois afinal, não seremos todos nós reis e rainhas?                                                                

        


 3º BR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tertúlia Literária